data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
A Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha completa, nesta quinta-feira, 80 anos de criação. A instituição foi fundada em 1941, com a criação do curso ginasial junto à Escola Normal Olavo Bilac. Em 7 de outubro de 1977, o prédio do Ensino Médio foi inaugurado e, desde então, essa data passou a ser considerada como aniversário do colégio.
Diretora da escola desde 2018, Ivelise Mostardeiro Borges Pereira considera o Maria Rocha uma referência na comunidade escolar de Santa Maria, a partir das três modalidades de ensino que dispõe: Ensino Médio, Ensino Médio integrado (técnico em informática) e os cursos técnicos subsequentes de Informática, Contabilidade e Secretariado.
- A escola, por ter essas diferentes modalidades, forma bem jovens e adultos. Os alunos dos cursos técnicos já saem com uma formação que os deixam aptos a atuar no mercado de trabalho - diz Ivelise, que atua na escola há mais de 20 anos.
Conforme o professor que também leciona no Maria Rocha há mais de duas décadas, Claudio Luiz da Rosa, o bom relacionamento entre colegas, professores e funcionários contribuem para tornar a escola o que é:
- O que me marca, aqui, é a amizade. Quando nos afastamos da escola, sentimos falta. O ambiente de trabalho é ótimo, o que favorece outras atividades inerentes à educação.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Renan Mattos (Diário)
CELEBRAÇÕES
Para comemorar os 80 anos, todo o mês de outubro será repleto de atividades alusivas ao aniversário da escola. Até o momento, já foram realizadas as atividades de escolha da Garota e Garoto Maria Rocha, exposição de scrapbooks (álbum de recortes) e de fotos, histórias em quadrinhos e a revitalização do Espaço da Diversidade Religiosa.
Raissa Lopes Machado, 16 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio, e Gabriel Bittencourt dos Santos, 18, do 3º ano do Ensino Médio Integrado, venceram a competição que escolheu a menina e menino que representam a escola. Conforme Santos, um dos critérios foi responder a pergunta sobre o que acha da escolha e qual a representatividade dela.
- Acredito que a minha participação nos assuntos escolares foi fator importante na seleção.
Raissa conta que sugerir mudanças no colégio também fez parte do processo de escolha.
A decoração e o cuidado com os canteiros e as áreas verdes da escola foram feitos por alunos da escola. Segundo a estudante do 1ª ano do Ensino Médio Integrado Anny Caroline da Silveira, 17 anos, a proposta foi feita pela professora de biologia Rossana Santana e aceita pelos colegas:
- Eu moro no interior. Então, aprendi com a minha família sobre como mexer com a terra. Foi legal participar do projeto, e os colegas ajudaram bastante - conta a aluna. (Colaborou Gabriel Marques)
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira
- 9h - Vencedores dos concursos de desenho, slogan, poesias, microconto e memes
- 16h - Apresentação do projeto de dança da escola
- 19h - Apresentação do projeto de dança da escola
- 20h - Apresentação da Orquestra Infanto Juvenil São Vicente Pallotti
- "Parabéns para Você" tocado pelo aluno Luiz Eduardo Bairros dos Santos e distribuição de fatias do bolo de aniversário
13 de outubro
- Exposição dos trabalhos dos concursos de desenho, slogan, poesias, microconto e memes no saguão da escola
19 de outubro
- 10h - Exposição dos trabalhos de maquetes, no saguão da escola
- 16h - Coquetel de lançamento do livro da Editora Cartonera
23 de outubro
- 9h às 11h30min - Gincana online e postagens de relatos de ex-alunos sobre práticas de educação física
*Colaborou Gabriel Marques